Nossos gatos se alimentam com:

Somos Associados:

UNHAS

A cirurgia para retirada é crime no Brasil

(Resolução 877 do CFMV, baseado no artigo 32 da Lei 9605/98)

 

Onicotomia ou onicoplastia é um procedimento médico que consiste em retirar as unhas das patas dianteiras de animais. As unhas são arrancadas uma a uma juntamente com a raiz e com a falange de cada um dos dedos a fim de evitar que a unha volte a crescer (*é como se arrancasse a ponta de nossos dedos).

 

Pelas normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária -  CRMV - de São Paulo, esta cirurgia é vista como mutilação e por ser considerada antiética, o procedimento está sujeito à sanções. 

 

As entidades protetoras dos animais vão na mesma direção do órgão que congrega os profissionais da área e também consideram  a  prática  uma violência. Defendem que quem tem gatos, cães, furões, iguanas, sagüis,  e outros animais que a lei permita que sejam criados em ambiente doméstico respeitem suas individualidades, seus instintos e características. Por outro lado, é preciso também considerar que se eventualmente tais animais voltem ao seu meio natural ou simplesmente se evadam do ambiente doméstico para as ruas, tenham os seus meios de defesa individual garantidos.  

 

A redação que acima propomos estende “erga omnes” a proibição do  CRMV bem como amplia as sanções aos veterinários infratores. Assim, os médicos veterinários que venham a violar a lei estarão sujeitos não só à advertência e à exclusão, mas também à imputação de multas; tornando-a “erga omnes”, estarão sujeitos à sua obediência não só os profissionais veterinários, mas também  proprietários de animais e leigos em geral que venham levar a efeito tal prática mutiladora.

 

* comentário Cardigans

 

COMO CORTAR AS UNHAS DE SEU GATO

 

Investa em um cortador de unhas específico para gatos. Sente-se e segure o gato. De leve, aperte o dedo do gato entre o seu polegar e o indicador, deixando a unha visível. Com cuidado, corte a ponta afiada, mas fique apenas na parte clara, em direção à ponta da unha (você tem que enxergar a parte avermelhada; não corte ali ou você causará desconforto e sangramento). Repita o procedimento em cada dedo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum gato gosta de cortar as unhas, mas se você acostumá-lo desde filhote, será mais fácil quando ele for adulto. Além disso, procure brincar de vez em quando com as patas e os dedos do gato; caso contrário, ele sempre saberá que você vai cortar suas unhas assim que segurar sua pata.

 

FONTES:

PROJETO DE LEI Nº  1082,  DE 2003

PROJETO DE LEI Nº 753/2006

O Mundo dos Felinos - NireBlog