TOXOPLASMOSE

A culpa não é do gato!

Mais de metade da população mundial tem anticorpos específicos contra este parasita, o que significa que estas pessoas estão ou já estiveram infectadas (com ou sem sintomas). A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água, alimentos contaminados (carnes cruas ou mal passadas, leite, vegetais...), através da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. O gato é considerado um portador do parasita: ele não desenvolve a doença, mas a transmite. O gato adquire o parasita quando ingere alimentos contaminados, geralmente nos lixos, na rua. Segue abaixo a maneira pela qual uma pessoa pode adquirir esta doença através de um gato:

1) É necessário que o gato já esteja contaminado, ou seja, que ele já tenha ingerido os oocistos do protozoário. Por isso recomendamos alimentá-lo apenas com ração e não deixá-lo ter acesso a rua.

 

2) É preciso que o cocô do gato já esteja exposto de 1 à 5 dias, pois é o tempo que os oócistos levam pra se tornarem infectantes. Um bom dono nunca deixa a caixinha de areia suja por muitas horas.

 

3) É necessário que você tenha contato direto com as fezes contaminadas (mão direto no cocô), e à leve à sua boca. Utilize pás para retirar o cocô da caixa e sempre lave as mãos após o procedimento.

 

Portanto, diferentemente do que muita gente pensa, o gato não é o grande vilão desta história. A chance de se contrair toxoplasmose através do seu gato é muito pequena.

 

Infelizmente, ainda existem médicos ginecologistas/obstetras desinformados que recomendam às mulheres grávidas que se desfaçam de seus felinos para que elas não contraiam toxoplasmose e não passe para o feto. Milhares de felinos são abandonados no mundo devido à falta de informação destas pessoas. Se você pensa em engravidar ou já estiver grávida, os cuidados acima citados são o suficiente para que você e seu bebê se protejam. Além de tudo, mantenha seu gatão sempre limpinho e tenha cuidado ao comer alimentos que podem estar contaminados.

Nossos gatos se alimentam com:

Somos Associados: