Nossos gatos se alimentam com:

Somos Associados:

CAIXA DE AREIA

Areia para gatos: qual é o melhor tipo?

Sílica, madeirinha, pedrinha, granulado... são vários os tipo de "areias" para gatos disponíveis no mercado. Posso dizer que já testei todos os tipos e me adaptei melhor com um deles, a sílica.

É óbvio que a adaptação depende de cada um. O ideal mesmo é testar vários e escolher o melhor.

Abaixo descrevo um pouco de cada uma delas.

  • Pedrinha

É feita de grãos minerais e naturais. Se for de boa qualidade, apresenta uma boa absorção, a durabilidade é boa, mas em relação a controle de odores, deixou à desejar, principalmente se você mora em apartamento. Mas se você mora em casa e pode deixar a caixa de areia do seu gato num local bem arejado, esta areia é uma boa opção. Apresenta também uma boa vantagem em relação às areias de granulado: não forma lama.

 

  • Madeirinha ou Granulado de madeira

Esta areia é feita de grãos de madeira pinus. É biodegradável, apresenta eficiente absorção e controle de odores, boa durabilidade e o custo é baixo. A única desvantagem é quanto à necessidade de se peneirar diariamente, para retirar a areia já saturada e a sujeira que faz pela casa. Mas é uma ótima opção e a minha segunda escolha. 

 

  • Granulado

A areia feita de granulados são aquelas parecidas com terra, grãos bem pequenos. Algumas formam um torrão quando o gato faz xixi. Outras formam uma lama. Não encontrei nenhuma marca que oferecesse um bom controle de odores, mesmo nas marcas que possuem frangrâncias. As que formam torrões são melhores do que as que formam lama, porém, se o gato for daqueles que adoram cavar e enterrar, os torrões se quebram. São as mais baratas no mercado.

 

  • Sílica

De todos os tipos de areia que já testei, as feitas de sílica são as que eu mais gostei. É um produto de rápida absorção, durabilidade incrível (para um gato dura quase um mês) e o controle de odor é perfeito: nada de cheiro.

A areia feita de sílica pode ser encontrada em três formatos: cristais, micro-cristais e bolinhas. As feitas no formato de bolinha duram mais, porém o inconveniente é que, quando os gatos saem da caixa, levam algumas bolinhas que saem rolando pela casa, fazendo um pouco de sujeira. Os micro-cristais grudam no pelo do gato e se soltam pela casa toda. Já os cristais não têm este problema, pois não rolam e raramente grudam nos pelos. O grande problema da sílica é o preço. Normalmente custam bem mais caro do que os outros tipo. Mas, na minha opinião, a durabilidade e a conveniência compensam o preço pago.

Aqui em casa, utilizamos um esquema muito prático, que triplicou a durabilidade da sílica. Veja abaixo:

Saiba que todo gato PREFERE fazer suas necessidades na caixinha de areia. Mas eles são exigentes e não gostam de usar a caixa se ela estiver suja. Portanto, para que ele não prefira seu sofá ou sua cama, que são limpinhos, mantenha a caixinha dele sempre limpa. Quanto à marca e tipo de areia, deixe-o ajudá-lo a escolher.